Mapa do Conhecimento

Andrade e Santiago (2001) esclarecem que o conhecimento ocupa um papel fundamental no aumento de produção e geração de riqueza. Cada vez mais, os componentes que agregam maior valor aos produtos são serviços, pesquisa e desenvolvimento e ativos do conhecimento. Portanto, as organizações precisam buscar meios de reconhecer e utilizar eficazmente seus ativos do conhecimento. Um dos primeiros passos em direção à gestão eficaz de ativos do conhecimento abrange as tarefas de identificá-los, localizá-los e torná-los acessíveis e disponíveis a todos que deles possam precisar. Nesse sentido, o mapeamento de conhecimento se revela como uma importante ferramenta administrativa.

Dentro dessa perspectiva, foi elaborado o “Mapa do Conhecimento das atividades e competências da indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis para o Projeto PRH-ANP 29.1”, que está aqui apresentado.

REFERÊNCIA
ANDRADE, E.P.; SANTIAGO, A.C. Mapeamento de conhecimento: localizando as fontes de riqueza de uma organização. Rio de Janeiro: UFF, 2001. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2001_tr82_0493.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.